Menu

Morango e leite


A clássica foto do morango caindo no leite!

 

Material necessário:

Morangos

Leite

Recipiente

Câmera com lente macro e flash dedicado

E só! (Foi feita na pia da cozinha.)

 

Grau de dificuldade 1, pois o único desafio é sincronizar a caída do morango com o click.

Pra mim deu certo contar “3, 2, 1 e já” e clicar logo depois de soltar o morango. Em poucas tentativas dá pra acertar uma.

 

Passo-a-passo:

Câmera no tripé (como sempre) e use a pia da cozinha como local, pois é fácil de limpar depois. O flash ficará na câmera. Eu usei um segundo flash que dispara por fotocélula mas dá pra fazer sem ele. Foco manual (como sempre), câmera na velocidade 1/125 apenas para dar o sincronismo, f.22 (como sempre) e flash em 1/64 da potência (como sempre).

Monte um recipiente transbordando de leite e pense numa composição. Nesse caso, eu usei a tampa branca e abaixo um porta frios vermelho pois, queria aquela linha vermelha bem torta para quebrar a simetria. Também coloquei os mirtilos pois, achei que ficaria bom.

Faça o foco previamente exatamente onde você vai jogar o morango. Eu usei os prendedores de roupa para focar.

Comece! Essa foto é feita na tentativa e erro.

Você precisa fazer o click exatamente no momento que o morango cai no leite. Comece fazendo as duas coisas ao mesmo tempo. Se no registro o morango ainda não tiver caído, jogue o morango um pouquinho antes. Se já tiver caído, jogue um pouquinho depois. Simples! Um controle remoto pode ajudar. Eu usei o meu.

 

Dicas:

Precisa secar o morango depois de cada foto e também ficar atento aos pingos de leite que não fazem parte da composição. É isso que deixa a foto profissional. Veja nas “fotos que não deram certo” um momento onde o terceiro mirtilo fica cheio de leite. É preciso secá-lo, pois são esses detalhes que fazem a diferença.


Making of



Fotos que não deram certo



andrea@andrealaybauer.com